Treino recreativo

Treino recreativo existe?

A dúvida acima é de muitos ciclistas, seja de mountain bike ou ciclismo de estrada. Contudo, o que seria um treino recreativo? Nessa modalidade de treino, a principal característica é a simplificação dos objetivos do treino. Ao invés de intervalos bem definidos e muita força, o ciclista precisa cumprir um objetivo mais simples como uma certa duração, distância ou pontos TSS. Se for bem planejado, pode ser uma boa oportunidade para pedalar com os amigos ou completar um evento de cicloturismo.

O treino recreativo é uma boa oportunidade para curtir sua bicicleta top ou para colocar a conversa em dia com os amigos. É importante que o treino livre tenha um significado mental positivo e prazeroso. Normalmente, a rotina de treinos estruturados força o ciclista a treinos isolados e duros. Portanto, os treinos livres são uma ótima oportunidade para você "relaxar" e se preparar para os próximos treinos estruturados.

Muitas vezes, as rotas por onde você treina são repletas de belezas que passam despercebidas devido à concentração do momento. Porém, no treino recreativo você tem a oportunidade de reparar os detalhes, a natureza e até de brincar com a bike que é importante para melhorar sua técnica e conhecer os limites do equipamento.

Mas não se esqueça, para um desempenho (performance) físico superior, você precisa da combinação ideal de frequência, duração e intensidade dos treinos. Essas variáveis quando bem ajustadas otimizam suas cargas de treinamento aguda e crônica e a relação entre elas para uma performance ótima. Os treinos recreativos não são um empecilho a esse processo mas precisam ser planejados adequadamente (de preferência com seu treinador) para um resultado adequado.

Quer saber mais? Assine nosso boletim informativo através desse link.

Escrito por Fabiano C Araujo
Última revisão: 15-mai-2019